Apfelstrudel

Apfelstrudel

Apfelstrudel é o tradicional rocambole de maça típico das cozinhas da Europa Central ! Tchecos, húngaros e austríacos reivindicam para si a paternidade desse famoso doce.

Strudel, cuja tradução literal é redemoinho, é um nome genérico para massas enroladas que podem ser recheadas com maça (Apflel) ou com inúmeros ingredientes doces e salgados.

Este tipo de massa é encontrado desde há muitos séculos nas cozinhas do antigo Império Bizantino e foi provavelmente durante a Grande Guerra Turca do século XVII que chegou na Hungria e depois na Áustria.

Na Biblioteca Municipal de Viena encontra-se a mais antiga receita de strudel conhecida, é datada de 1696 e faz parte do livro manuscrito “Ein Vortrefflich und Gerechtes Koch Puech, darinen bey 1350 Rahre und Kostbahre Speisen begreiffen”

Na Biblioteca Municipal de Viena encontra-se a a mais antiga receita de strudel conhecida, é datada de 1696 e faz parte do livro manuscrito "Ein Vortrefflich und Gerechtes Koch Puech, darinen bey 1350 Rahre und Kostbahre Speisen begreiffen"
Strudel de 1696 !

O original strudel austríaco é feito com massa esticada muito fina e não com massa folhada. Diz a lenda que a massa do strudel está perfeita quando é possível ler uma carta que estiver por baixo dela.

Apfelstrudel da Edi – São Paulo

Confira na foto abaixo, a Edi deixou um recadinho embaixo da massa 😍.

Não é montagem, o bilhete está realmente embaixo da massa do strudel, que por ser aberta muito fina torna-se translúcida !

Guten Appetit !

1 comentário

  1. Encontramos no site Chefkoch.de uma receita maravilhosa para fazer um molho de baunilha, simples, rápido e mais gostoso que a maioria das receitas que conheço. E que deve/pode acompanhar um bom Apfelstrudel. Aqui a receita, o título é “Allerbeste Vanillesosse” (https://www.chefkoch.de/rezepte/1322151237071442/Allerbeste-Vanillesosse.html):

    O melhor molho de Baunilha
    Ingredientes:
    400ml de leite bovina
    3 colheres de sopa de açúcar
    1 vagem de baunilha ou 2 colheres de sopa de essência de baunilha
    2 ovos
    100ml de creme de leite
    1 colher de chá cheia de amido de milho

    Leite, açúcar e conteúdo da vagem de baunilha misturar e ferver.
    No meio tempo bater os ovos durante pouco tempo, adicionar creme de leite e amido de milho, bater novamente um tempinho.
    Creme de leite e ovo batidos colocar no leite fervendo, misturando tudo com uma batedeira e deixando cozinhar durante pouco tempo.
    O molho pode ser servido frio ou quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *