Speculaas é um biscoito originário da Holanda mas existem diferentes variedades em diferentes partes da Europa, aqui no Brasil são normalmente chamados de biscoitos de gengibre ou de biscoitos natalinos.
Tradicional Speculaas holandês – Fonte: Speculaaskoekjes
Para fazer Speculaas, é utilizada uma mistura de especiarias chamada Speculaaskruiden que contém obrigatoriamente canela, noz-moscada, cravo e gengibre em pó, mas também podem incluir, cardamomo, pimenta branca, anis, coentro ou outras.
Importante ressaltar que essas especiarias eram raríssimas na Europa antes do século XVII e coube á Companhia Holandesa das Índias Orientais (Vereenigde Oost-Indische Compagnie – VOC) fundada em 1602, e que controlava a maior parte do comércio entre a Ásia e a Europa.
Em meados de 1600, a Companhia Holandesa das Índias Orientais possuía cerca de 150 navios mercantes, 50.000 funcionários, um exército privado de 10.000 soldados e entrepostos comerciais do Golfo Pérsico ao Japão. Era a mais rica companhia privada do mundo e cunhava suas próprias moedas!
Fonte: VOC – United Dutch East India Company
Museu Gingerbread em Radovljica, Eslovênia – Fonte: CeeGee – Wikimedia Commons
Além dos biscoitos de gengibre, a Speculaaskruiden pode também ser usada em pão de mel, no apfelstrudel ou ainda para substituir a canela em pó em qualquer receita onde ela seja exigida.
Uma pitadinha de Speculaas no café é uma explosão de sabor 🙂
A “nossa fórmula” é a mais utilizada na culinária austríaca e alemã, onde é conhecida por Lebkuchengewürz ou Pfefferkuchengewürz e contém canela, cardamomo, cravo, gengibre em pó, noz-moscada, pimenta branca e anis.
Speculaaskruiden, mistura de especiarias para Speculaas
Speculaaskruiden, especiarias para Speculaas
Gostaria de saber onde comprar as formas para fazer os Speculaas. Obrigado
Olá ! Muito obrigado pelo contato, puxa, sobre as forminhas não sei 🙁