Pepinos lactofermentados, Salzgurken em alemão, são preparados com utilização de salmoura e especiarias, e não com a adição de vinagre. A sua acidez característica é o resultado do processo de fermentação que ocorre através da liberação do ácido láctico devido a ação de bactérias como a Lactobacillus plantarum. Tal qual o chucrute (Sauerkrat), o pepino lactofermentado (Salzgurken) é um alimento probiótico.
A fermentação ocorre normalmente em 5 dias no verão, no inverno pode demorar um pouco mais, e seu consumo é muito difundido na sul do Brasil, especialmente no Paraná, onde imigrantes poloneses e ucranianos o popularizaram.
Além da salmoura a 5% ( cerca de 50 gramas de sal para cada litro de água ) podem se adicionadas algumas especiarias como alho, endro (dill), folhas de louro e grãos de mostarda. Um ingrediente não obrigatório é a folha de uva, que por possuir bastante tanino atua como antisséptico e antioxidante. Recomendo 🙂
Como comprar ? Pepinos quase sempre temos para pronta entrega, os outros produtos, por enquanto, são feitos por encomenda. Escreva para Herr Sauerkraut em contato@sauerkraut.com.br ou utilize o formulário abaixo :
[…] foto ele foi cortado em pequenos cubos rústicos ao lado de rodelas de pepinos em conserva ( Salzgurgen ), uma excelente […]