
Sauerkraut ou Chucrute é o repolho fermentado, um clássico na culinária alemã, muito usado em toda Europa e admirado mundialmente. Durante o processo de fermentação o repolho “azeda” através da liberação de ácido láctico o que o torna, quando consumido in natura, um alimento probiótico graças à ação de micro-organismos como o Lactobacillus plantarum.
A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”.
Ou seja, assim como iogurtes, coalhadas e também outros vegetais fermentados, o Sauerkraut ou chucrute atua no equilíbrio bacteriano intestinal, no controle do colesterol e na redução do risco de câncer, além de ser rico em vitamina C.

Pode ser produzido a partir do repolho comum ou do repolho roxo. Na Coreia temos o kimchi, um prato tradicional consumido diariamente feito com acelga fermentada e pimenta. Um chucrute coreano 🙂

[…] mit Sauerkraut / Knodel de semolina com […]
[…] Sauerkraut und Semmelknodel mit Senf / Chucrute de repolho roxo e Knödel de pão com […]
[…] Pepinos lactofermentados, Salzgurken em alemão, são preparados com utilização de salmoura e especiarias, e não com a adição de vinagre. A sua acidez característica é o resultado do processo de fermentação que ocorre através da liberação do ácido láctico devido a ação de bactérias como a Lactobacillus plantarum. Tal qual o chucrute (Sauerkrat), o pepino lactofermentado (Salzgurken) é um alimento probiótico. […]