bratwurst2

Thüringer Rostbratwurst, nossa versão

Meu pai, cuja língua materna foi o alemão sempre dizia: Bratwurst é linguiça ! Uma simplificação didática para traduzir um pouco da gigantesca taxonomia alemã para o termo Wurst

Wurst é um denominação genérica para qualquer tipo de embutido, e dentro deste leque gigante cabem todos tipos de produtos que no Brasil chamamos de salsicha, linguiça, salame, mortadela, chouriço e afins.
Na Alemanha e nos países germânicos, existem literalmente milhares de tipos de Wurst, e para começar a organizá-los existem três divisões básicas :

  • Rohwurst – Embutidos de carne crua como linguiças frescas e salames
  • Brühwurst – Embutidos de carne escaldada (fervida) como a maioria das nossas salsichas e salsichões
  • Kochwurst – Embutidos de carne cozida como patês, morcelas, chouriços e queijo de porco

A partir destas categorias surgem centenas de subcategorias que variam de acordo com o tipo de carne utilizada, com a textura, com o tamanho, com o tempero, com o tipo de secagem ou defumação, com a maneira de preparo e outras. Sem falar ainda das denominações de origem controladas por região ( IGP).

Bratwurst = Brat + Wurst

A origem mais aceita é de que Brat em alemão antigo era um forma de se referir à carne picada, mas também existe uma analogia (que muitos alemães negam) com verbo Braten (fritar ou assar ). De qualquer forma, um embutido de carne picada para ser frito ou assado é o que mais se aproxima do nosso conceito de linguiça

As Bratwurst mais famosas são :

  • Nürnberger Bratwurst ( Alemanha )
  • St. Galler Bratwurst ( Suíça )
  • Thüringer Rostbratwurst ( Alemanha )

Thüringer Rostbratwurst

A salsicha da Turíngia é produzida há centenas de anos. A mais antiga referência conhecida a uma salsicha da Turíngia está localizada no Arquivo do Estado da Turíngia em Rudolstadt, em uma transcrição de um projeto de lei de um convento de Arnstadt do ano 1404. A receita mais antiga conhecida data de 1613 e é mantida no Arquivo do Estado em Weimar, outro está listado no “Thüringisch-Erfurtische Kochbuch” de 1797, que também menciona uma variedade defumada.

Fonte: Thüringer Rostbratwurst

Mais fotos da minha versão de Thüringer Rostbratwurst, levemente defumada, produzida com carne suína e condimentada com alho, pimenta branca, cardamomo, kümmel (alcaravia) e manjericão.

Thüringer Rostbratwurst
Thüringer Rostbratwurst

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *