Meu pai conta que Emmerich Flatschart, seu pai, sempre colocava umas gotinhas de vinagre de vinho ou de molho inglês na sopa e no ovo.
Eram os substitutos improvisados para o Maggi Würze (Molho Maggi) condimento ícone da culinária alemã criado em 1886 e do qual ele tanto gostava. Se atualmente não é tão fácil encontrar esse produto importado da Alemanha aqui no Brasil, imagine nos anos 1940 em plena Segunda Guerra Mundial!
O Maggi Würze foi inventado pelo empresário suíço Julius Maggi. Ao observar o nível social em que se vive na Suíça hoje, é difícil imaginar que, no século 19, trabalhadores do país passavam fome e sofriam de deficiências nutricionais. E isso foi justamente o que motivou a sociedade sem fins lucrativos Julius Maggi a começar a desenvolver, em 1883, um extrato alimentício que fosse preparado sem muito esforço.
Hoje o molho Maggi divide opiniões. Mesmo sendo um produto de massas, o tempero nunca recebeu louros gastronômicos. Os gourmets “torçem o nariz” para este velho líquido marrom, salgado e rico em realçadores de sabor.
Atualmente é fabricado pelo grupo Nestlé e, naturalmente, foi adaptado ao gosto moderno. A Maggi abrange hoje 300 produtos diferentes, entre eles sopas, molhos e pratos semiprontos.
Adaptado de : Deutsche Welle.