A palavra Chucrute, do francês choucroute tem sua origem na palavra alsaciana (dialeto da fronteira franco-alemã) Sürkrüt e é a denominação da conserva ácida de repolhos em alemão chamada de Sauerkraut, que traduzido literalmente significa repolho azedo.
O repolho fermentado, um clássico na culinária alemã, muito usado em toda Europa e admirado mundialmente. Durante o processo de fermentação o repolho “azeda” através da liberação de ácido láctico o que o torna, quando consumido in natura, um alimento probiótico graças à ação de micro-organismos como o Lactobacillus plantarum.
O vocábulo Kraut pode se referir genericamente à verduras e ervas em geral enquanto que no alemão formal (Hochdeutsch) repolho é chamado de Kohl, e ainda podendo ser especificado como Weißkohl para repolho branco e Rotkohl para o repolho roxo.
Assim como outros vegetais fermentados, o chucrute atua no equilíbrio bacteriano intestinal, no controle do colesterol e na redução do risco de câncer, além de ser rico em vitamina C.
Há um ditado alemão que diz:
Der Kohl ist der Arzt der Armen / O repolho é o médico dos pobres