Wiener Würstchen ou Frankfurter Würstel  são duas denominações daquela  que para nós brasileiros é conhecida como “salsicha para cachorro quente”, o tradicional hot dog ou mais recentemente chamado apenas de dog :-).

O nome Frankfurter Würstchen aparece na Alemanha por volta de 1860 como denominação de origem geográfica protegida e só pode ser usado para a salsicha que vem da região de Frankfurt.

Na Áustria , EUA e em outros países é chamada de Frankfurter a salsicha Wiener. Já na Alemanha e Suíça é conhecida por Frankfurter apenas a salsicha original de Frankfurt feita com carne de porco e por Wiener a sua versão Austríaca, feita com uma mistura de porco e vaca. ¹

No Brasil normalmente é comercializada como salsicha do tipo Viena e no Paraná muitos a chamam de “Vina” remetendo à pronúncia “abrasileirada” da palavra “Wiener” que significa “Vienense”, natural de “Viena” ² . Algumas marcas como a Berna também oferecem a Frankfurter

Dentro deste conceito, esta salsicha mista de porco e vaca que produzimos estaria mais para uma Wiener do que para uma Frankfurter :-)

Wiener / Frankfurter : Aqui ainda em estado bruto, antes de amarrar os gomos e tingir com urucum
Wiener / Frankfurter : Aqui ainda em estado bruto, antes de amarrarmos os gomos e tingirmos com urucum
Wiener / Frankfurter prontas e amarradas !
Wiener / Frankfurter prontas e amarradas !

Salchicha de Frankfurt

Por que chamam salsicha de Vina em Curitiba ?