Charcutaria ou charcuteria (do francês charcuterie, de chair, “carne” e cuit, “cozida”), também conhecida pelo termo italiano salumeria, é o ramo da indústria alimentar dedicado ao preparo e venda de produtos de carne de porco curada, como bacon, presunto, salsichas, terrinas, galantinas, patês e confits

Ruhlman, Michael and Polcyn, Brian. Charcuterie: The Craft of Salting, Smoking and Curing. New York: W.W Norton & Company, 2008.

Hoje o termo charcutaria é geralmente empregado de maneira mais ampla, indicando o processamento e conservação (artesanal ou industrial) de outros tipos de carne  como bovinos, caprinos, ovinos, suínos, pescados e já existe também o termo charcutaria vegetariana.

Mas também é um pretexto para reunir a turma e transformar um sábado de folga em uma intensa atividade gastronômica. Com ajuda dos amigos e mestres charcuteiros Murback, Ortega e Liberato produzimos 2 kg de arenque defumado, 2 kg de salsicha rústica, 2 kg de linguiça calabresa e 4 kg de joelho defumado.

:-)