Como fazer vinho caseiro ? É um exercício de paciência que requer alguns conhecimentos de como o processo de fermentação ocorre para poder controlá-lo. Vamos para a primeira fase : Desengace, esmagamento, filtragem e primeira fermentação.

Tudo começa em janeiro, época da colheita de uva na Serra Gaúcha quando, caminhão com placa de Antonio Prado / RS  faz várias viagens até o Riacho Grande na Cantina do Aldo, cada uma delas com cerca de 6 toneladas de uva. Nós ficamos com 100 kg para a produção de 2015, o que deve resultar em cerca de 60 litros de vinho, umas 80 garrafas.

Caminhão de uva de Antônio Prado - RS
Caminhão de uva de Antônio Prado – RS

As uvas são do tipo bordô, uma uva muito resistente as principais doenças que se aclimatou muito bem no sul do Brasil.

Uva bordô
Uva bordô

A primeira etapa é o desengace, quando os bagos de uva são separados manualmente do o cacho.

Logo depois são esmagadas (prensadas) para separar as casca, aqui usamos uma pequena moenda a manivela (não, não amassamos as uvas com os pés).

Moenda de uva
Moenda de uva

As cascas por serem mais leves, ficam boiando no mosto e são chamadas de “chapéu”. Neste ponto damos uma “mãozinha ” para a mãe natureza acrescentando :

  •  15 gramas / 100 kg de metabissulfito de potássio, um seletor de leveduras que desativa as leveduras selvagens oriundas de restos de outros materiais orgânicos misturado ao mosto. Nesta dosagem, é totalmente inofensivo ao ser humano.
  • 10 gramas / 100 kg de Saccharomyces Cerevisiae, uma levedura muita utilizada não só na  produção do vinho, mas também da cerveja e do pão.
Mosto de uva
Mosto de uva com as cascas (chapéu)

Depois de 3 dias , o mosto é filtrado e vai para os garrafões de vidro onde começa a fermentação para valer. Repare que existe em cada garrafão uma “válvula” improvisada que permite a saída do CO2 mas não deixa o ar entrar.

Garrafões para fermentação
Garrafões para fermentação

O vinho fica aqui até a primeira trasfega, que é transferência do vinho de um recipiente para outro separando os sedimentos e contribuindo para a sua clarificação,  aproximadamente daqui a 30 dias. Até lá :-)